Avaliando a felicidade no ambiente de trabalho

Avaliando a felicidade no ambiente de trabalho

Avaliando a felicidade no ambiente de trabalho

18-12-2023

Nos últimos dias você pode conferir em nosso blog posts relacionados à importância da felicidade no trabalho e como criar um ambiente corporativo feliz. Hoje, é dia de descobrir como é possível avaliar, ou seja, medir essa felicidade no ambiente de trabalho.

Pesquisas internas

Para saber se as ações implementadas na empresa e conceitos trabalhados no dia a dia estão realmente surtindo os resultados desejados, nada melhor do que perguntar para aqueles que mais importam: os colaboradores.

Então, realizar pesquisas internas é uma ótima maneira de avaliar a felicidade no ambiente de trabalho. Mas é importante desenvolver um questionário realmente eficiente para isso e, o mais importante, saber interpretá-lo depois.

Como isso pode ser feito?
Primeiro, é importante destacar os tópicos a serem avaliados; depois, é preciso redigir as perguntas de forma adequada e clara, utilizando escalas padrão de avaliação para todas e oportunizando comentários dos colaboradores.

Ah, neste ponto de produção do questionário, lembre-se de não deixá-lo muito extenso, pois isso pode desanimar os colaboradores e fazer com que o índice de respostas seja baixo.

Depois de ter o questionário da sua pesquisa pronto, é hora de escolher uma plataforma para divulgá-lo (os formulários gratuitos do Google podem te ajudar) e divulgar que a pesquisa está sendo realizada. Dê um tempo hábil para que todos consigam responder com calma!

Depois de obter o maior número de respostas possível, você pode analisar pelo Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI). O ESI usa uma escala de 0 a 10 para as respostas, ou seja, para cada pergunta feita o colaborador pode dar uma resposta que varia de 0 a 10.

O ESI é calculado a partir do resultado médio dos colaboradores, somando-se ao número de perguntas, e aplicada a seguinte fórmula:

ESI = (resposta média das perguntas – 1) / 9

Feedbacks

Além das pesquisas internas, outra maneira de medir a felicidade no trabalho é manter uma rotina de encontros/reuniões de feedback. Essa prática é capaz de preservar o vínculo entre gestor e colaborador e alinhar expectativas, a fim de entender quais os desafios, motivações e convicções do funcionário em relação à empresa.

Por essa razão, esses momentos são importantes e ideais para que os líderes consigam avaliar a satisfação dos colaboradores.

Desempenho

Outra forma efetiva de medir a felicidade no ambiente de trabalho é avaliar constantemente o desempenho individual de cada colaborador, assim como o desempenho das equipes e setores da empresa. Afinal, se os resultados não estão bons, significa que há algo errado, e isso pode estar ligado à infelicidade ou insatisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Isso pode ser feito por meio de Indicadores Chave de Desempenho (KPI), que são capazes de auxiliar, inclusive, nos processos internos, ajudando a manter a visão e o foco de todos nos principais objetivos da companhia.

Pronto, agora você já sabe como elaborar uma pesquisa interna e porquê a rotina de feedbacks e avaliação de desempenho são indispensáveis para ajudar a descobrir como está o índice de felicidade no trabalho na sua empresa!

RH 360º: Um olhar sobre o futuro
da Gestão de Pessoas

Futuro da Gestão de Pessoas Veja mais conteúdos como este

Fique por dentro das novidades

Quer saber mais sobre Restaurante Corporativo?

Basta preencher o formulário acima com seu nome e e-mail!

Onda