Como fortalecer a liderança feminina

Como fortalecer a liderança feminina

Como fortalecer a liderança feminina

06-03-2024

Neste 8 de março, Dia da Mulher, vamos continuar falando sobre cultura organizacional, mas desta vez com um post dedicado totalmente a elas: as mulheres. Então, se você é da área de Recursos Humanos (RH) faz parte da diretoria da empresa ou é o próprio empresário, aprenda neste post como fortalecer a liderança feminina na empresa.

Mas, antes, confira os dados da última última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)!

Liderança feminina no Brasil

O estudo do IBGE aponta que 34,4% dos negócios no país são comandados por mulheres, ou seja, temos 10,3 milhões de mulheres no mais alto nível de liderança no Brasil. Isso sem contar outras posições de gestão dentro das companhias, que são as mais diversas.

E é sobre isso que vamos falar agora: sobre como fortalecer a liderança feminina dentro da sua empresa e se separar para elas funções de confiança, os mais variados níveis de gestão e voz ativa.

Tenha políticas de equidade de gênero

Na construção ou revisão da cultura organizacional da empresa é importante dar um lugar de destaque às políticas de equidade de gênero. E para criá-las, que tal montar grupos de squad com mulheres diversas?

Além disso, essas políticas podem conter questões básicas como: estabelecer objetivos claros em relação ao assunto, desde a seleção de talentos até a liderança; identificar as lacunas que dizem respeito ao gênero por meio da análise de dados internos etc.

Plano de carreira direcionado

Um plano de carreira personalizado e totalmente direcionado para o público feminino também se faz necessário para garantir a equidade de gênero e fortalecer a liderança feminina. Isso porque, as mulheres precisam de flexibilidade no trabalho, uma vez que ainda são as principais cuidadoras e responsáveis pelos filhos ou por suas casas.

Espaços e relações seguras

As colaboradoras mulheres precisam se sentir seguras no ambiente de trabalho para que, assim, consigam desenvolver suas habilidades. Por isso, é importante que a cultura organizacional e as políticas internas protejam as mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência de gênero.

Programas de treinamentos

Para fortalecer a liderança feminina no mundo corporativo é importante que as mulheres que já fazem parte da equipe sejam treinadas e motivadas a galgar espaços e funções superiores. Para isso, ofereça treinamentos, especializações, auxílio-educação e, até mesmo, mentorias com profissionais experts em assuntos específicos.

Essas questões sendo implementadas na cultura organizacional da sua companhia, é possível iniciar um processo de valorização das mulheres e fortalecer a liderança feminina nas empresas, promovendo, assim, a igualdade de gêneros.

Até a próxima!

RH 360º: Um olhar sobre o futuro
da Gestão de Pessoas

Futuro da Gestão de Pessoas Veja mais conteúdos como este

Fique por dentro das novidades

Quer saber mais sobre Restaurante Corporativo?

Basta preencher o formulário acima com seu nome e e-mail!

Onda