Demissão silenciosa: como evitar essa prática na empresa

Demissão silenciosa: como evitar essa prática na empresa

Demissão silenciosa: como evitar essa prática na empresa

27-07-2023

Sabemos que o ambiente de trabalho é o local onde os adultos passam boa parte do tempo. E se ele não for agradável, a tendência é que as pessoas sintam-se tristes e cada dia mais insatisfeitas com os seus empregos, desencadeando, assim, o que recentemente ficou conhecido como ‘demissão silenciosa’, ou quiet quitting.

Essa prática, que foi impulsionada pela Geração Z e se estendeu a outras faixas-etárias, é uma forma de saída discreta do emprego, que conforme pesquisa realizada pelo EDC Group, e divulgada pela Forbes neste ano, já é adotada por 11,9% dos funcionários no Brasil.

Quais são as características da demissão silenciosa?

A demissão silenciosa acontece quando o funcionário não comunica explicitamente sua intenção de deixar a empresa, mas diminui a produtividade e se torna menos envolvido nas atividades, prezando sempre pelo seu bem-estar e pela sua vida em social e em família

Isso significa que ele não faz nada além do escopo das suas funções e executa apenas o que é extremamente necessário, sem se preocupar com o trabalho em equipe ou com as demandas que, eventualmente, possam se acumular

Esse movimento se tornou muito comum no pós-pandemia, quando as pessoas ficaram mais reflexivas quanto aos valores que permeiam a sua vida e passaram a lidar diferente com algumas questões. Entre elas, as relacionadas com a insatisfação no trabalho, a falta de reconhecimento, os problemas de comunicação, conflitos com colegas ou superiores e falta de oportunidades de crescimento na carreira, problemáticas que são muito comuns no ambiente corporativo.

Mas como os profissionais de recursos humanos (RH) e os gestores da empresa podem lidar com isso para diminuir a taxa de turnover e reter talentos? É isso que vamos pontuar a seguir!

6 maneiras de evitar a demissão silenciosa na empresa

Evitar a prática de demissão silenciosa na empresa requer um trabalho conjunto e minucioso entre todos os setores, a fim de transformar o ambiente em um lugar saudável, de comunicação aberta e ações proativas para garantir o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

Estabeleça uma cultura de comunicação aberta

Estabeleça um ambiente onde os colaboradores sintam-se confortáveis para expressar suas preocupações, opiniões e ideias, promovendo e impulsionando a comunicação transparente, por meio de ferramentas específicas para isso. Além disso, incentive a prática do feedback periódico entre líderes e liderados.

Faça pesquisas de clima organizacional

Realizar pesquisas periódicas para medir a satisfação dos colaboradores, identificar possíveis problemas e entender suas necessidades e expectativas também ajuda a evitar a demissão silenciosa.

Não esqueça de utilizar os resultados para implementar melhorias e solucionar problemas antes que se tornem motivos para a insatisfação da equipe

Reconheça e valorize os funcionários

Reconheça e celebre as conquistas e contribuições dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de um programa de metas, que, ao serem atingidas, geram recompensas como benefícios no salário ou almoços festivos, por exemplo.

Esse reconhecimento também pode vir por meio de benefícios, como restaurante na empresa, clube de vantagens, auxílios saúde, educação e outros.

Lembre-se: o reconhecimento tende a aumentar o engajamento consideravelmente. Por isso, é preciso que todos os gestores do local estejam alinhados com isso.

Incentive equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Incentivo a um ambiente de trabalho saudável, com políticas que regulam flexibilidade, horários programados e programas de bem-estar. Isso ajuda a evitar sobrecarga e estresse excessivo, fatores que podem levar à demissão silenciosa.

Esteja atento aos sinais de insatisfação

Fique atento às mudanças comportamentais e de desempenho dos colaboradores. Se perceber sinais de desengajamento, chame-os para uma conversa franca e saudável, a fim de demonstrar interesse genuíno em entender suas preocupações e buscar soluções.

Promova um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso

Crie um ambiente onde todos se sintam valorizados e apreciados, independentemente de sua origem, identidade de gênero, orientação sexual ou características pessoais. Isso contribui para a satisfação e retenção dos funcionários, além de ir de encontro às práticas de ESG.

Conclusão

Depois de conhecer um pouco mais sobre demissão silenciosa e notar que essa realidade pode estar mais perto da sua empresa do que você imagina, adapte e crie medidas às necessidades específicas do seu contexto organizacional e, assim, proporcione satisfação aos colaboradores.

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